Cãibras Musculares

Compartilhar post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Dr. Roberto Ranzini

Uma cãibra muscular é uma contração involuntária dolorida de um músculo que ocorre de forma repentina e não relaxa espontaneamente.

Cãibras podem afetar qualquer músculo sob seu controle voluntário (músculo esquelético). Elas podem envolver parte ou todos os músculos, ou vários músculos em um grupo.

Os grupos musculares mais afetados são:

  • Parte de trás da perna/panturrilha inferior (gastrocnêmio)
  • Parte de trás da coxa (isquiotibiais)
  • Frente da coxa (quadríceps)

Cãibras nos pés, mãos, braços, abdômen e ao longo da caixa torácica também são muito comuns.

Causa

Embora a causa exata das cãibras musculares seja desconhecida (idiopática), alguns pesquisadores acreditam que alongamento inadequado e fadiga muscular levam a anormalidades nos mecanismos que controlam a contração muscular. Outros fatores também podem estar envolvidos, incluindo mau condicionamento físico, exercício ou trabalho em calor intenso, desidratação com perda de sais e minerais (eletrólitos).

Alongamento inadequado e fadiga muscular

Músculos são feixes de fibras que se contraem e se alongam para produzir movimento. Um programa regular de alongamento das fibras musculares é necessário para que elas possam se contrair com mais vigor quando você se exercita. Quando seu corpo está mal condicionado, é mais provável que você experimente fadiga muscular, que pode alterar a atividade do reflexo neuro-espinhal. O excesso de exercício esgota o suprimento de oxigênio de um músculo, levando ao acúmulo de resíduos e espasmos. Quando uma cãibra começa, a medula espinhal estimula o músculo a continuar contraindo.

Calor, desidratação e esgotamento de eletrólitos

Cãibras musculares são mais prováveis quando você se exercita em tempo quente porque o suor drena os fluidos, sal e minerais do seu corpo (ou seja, potássio, magnésio e cálcio). A perda desses nutrientes também pode causar um espasmo muscular.

Fatores de Risco

Algumas pessoas estão predispostas a cãibras musculares que ocorrem regularmente com qualquer esforço físico.

Aqueles com maior risco de cólicas e outras doenças relacionadas ao excesso de calor incluem bebês e crianças pequenas, e pessoas com mais de 65 anos. Outros fatores que colocam as pessoas em maior risco de cãibra muscular incluem:

  • Estar doente ou acima do peso
  • Excesso de exposição durante o trabalho ou exercício
  • Tomando certos medicamentos

Cãibras musculares são muito comuns entre atletas de resistência, como corredores de maratona e triatletas, e pessoas mais velhas que realizam atividades físicas extenuantes.

  • Atletas são mais propensos a ter cãibras na pré-temporada quando o corpo não está condicionado e, portanto, mais sujeito a fadiga. As cãibras geralmente se desenvolvem perto do fim do exercício intenso ou prolongado, ou 4 a 6 horas depois.
  • Pessoas mais velhas são mais suscetíveis a cãibras musculares devido à perda muscular normal (atrofia) que começa a partir de 40 anos e acelera com a inatividade. À medida que envelhece, seus músculos não podem trabalhar tão duro ou tão rápido quanto costumavam. O corpo também perde um pouco de seu senso de sede e sua capacidade de sentir e responder a mudanças de temperatura.

Sintomas

As cãibras musculares variam em intensidade de um tique leve a dor agonizante. Uma cãibra faz com que o músculo fique enrijecido ou está visivelmente distorcido sob a pele. Uma cãibra pode durar alguns segundos a 15 minutos ou mais. Pode se repetir várias vezes antes de desaparecer.

Remédios caseiros

Cãibras geralmente desaparecem sozinhas sem ajuda médica.

  • Pare de fazer qualquer atividade que tenha desencadeado a cãibra.
  • Alongue suavemente e massageie o músculo em cãibra, segurando-o em posição esticada até que a cãibra pare.
  • Aplique calor a músculos tensos, ou frio em músculos doloridos.

Prevenção

Para evitar cãibras futuras, trabalhe para uma melhor forma física geral. Faça exercícios regulares de flexibilidade antes e depois de malhar para alongar grupos musculares mais propensos a cãibras.

Aquecer

Sempre aqueça antes de alongar. O aquecimento pode ser feito com trote ou caminhada rápida por alguns minutos.

Quando ver seu médico

Embora a maioria das cãibras musculares sejam benignas, às vezes podem indicar uma condição médica grave.

Consulte seu médico se as cãibras são graves, acontecem com frequência, respondem mal a tratamentos simples ou não estão relacionadas a causas óbvias como exercício extenuante. Você pode ter problemas com circulação, nervos, metabolismo, hormônios, medicamentos ou nutrição.

As cãibras musculares podem ser parte de muitas condições que variam de gravidade, como a doença de Lou Gehrig (esclerose lateral amiotrófica), irritação ou compressão do nervo espinhal (radiculopatia), endurecimento das artérias, estreitamento do canal espinhal (estenose), doença da tireóide, infecções crônicas e cirrose hepática.

Outros Conteúdos